o aluno

uma síntese, com destaques do editor, hoje disponível no ComRegras:

Na generalidade das situações, as causas apontadas para o insucesso (e que se relacionam estreitamente com os comportamentos) dizem respeito ao que designo como santa trindade do insucesso, desinteresse, indiferença, alheamento. Esta triangulação tanto se expressa por disciplinas, como por docentes, tanto pela escola como pela falta de sentidos pessoais.Vai daí não seria interessante criar formas de promoção do sucesso escolar que passassem pela criação de sentidos e objetivos de vida ao aluno? Não seria muito mais interessante promover formas e estratégias de apoio ao aluno para que ele consiga perceber e pensar quais os sentidos da escola, definir objetivos pessoais, agir socialmente em conformidade envolvendo-se com a vida e não apenas com a escola?Relacionar insucesso escolar com conteúdos e práticas disciplinares é escasso em medidas de promoção do sucesso. Bem que se podiam perspetivar e analisar a alteração de instrumentos de avaliação, da organização dos tempos curriculares, privilegiar dinâmicas de envolvimento local (desde a história à ciências, passando pela geografia, matemática e todas as restantes) em processo de conhecimento como de dinamização de ações. Que tal equacionar o envolvimento social em dinâmicas escolares e pedagógicas, como sejam a promoção de ações em torno da cidadania, do civismo, do empreendedorismo social.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

os próximos

regras

de regresso