desafios
depois de uma turma que é um desafio, fico assim a modos que...
há mais de 15 anos escrevi um pequeno texto sobre a necessidade de criar sentidos ao trabalho escolar; de implementar e desenvolver estratégias que designo de envolvimento, implicação e trabalho do aluno;
perante algumas turmas (e alguns alunos) coloca-se como crucial desenvolver sentidos mais do que conteúdos, procurar apoiar pessoas, mais do concretizar metas ou objetivos, definir formas de envolvimento, mais do que estratégias disciplinares;
cada vez mais me convenço que as principais estratégias de promoção do sucesso (pelo menos por onde ando ou tenho andado) passam por enfrentar, combater e gerir a falta de sentidos ao trabalho escolar, o desinteresse, a indiferença, o alheamento;
e não mais do mesmo, mais português ou matemática, turmas + ou cursos paralelos;
há mais de 15 anos escrevi um pequeno texto sobre a necessidade de criar sentidos ao trabalho escolar; de implementar e desenvolver estratégias que designo de envolvimento, implicação e trabalho do aluno;
perante algumas turmas (e alguns alunos) coloca-se como crucial desenvolver sentidos mais do que conteúdos, procurar apoiar pessoas, mais do concretizar metas ou objetivos, definir formas de envolvimento, mais do que estratégias disciplinares;
cada vez mais me convenço que as principais estratégias de promoção do sucesso (pelo menos por onde ando ou tenho andado) passam por enfrentar, combater e gerir a falta de sentidos ao trabalho escolar, o desinteresse, a indiferença, o alheamento;
e não mais do mesmo, mais português ou matemática, turmas + ou cursos paralelos;
Comentários