avaliação

a avaliação é importante em educação - lugares comuns, banalidades e vulgaridades educativas e próprias do eduquês o comprovarão; ninguém o discute;

aceite, se não por todos pelo menos por muitos, que a avaliação é um elemento aferidor (das distâncias aos objetivos ou aos conteúdos transmitidos) como regulador das aprendizagens (entre o que se transmite e o que se aprende);

a propósito de alguma preocupação que grassa perto de mim;

fará sentido, em 2016, discutir a avaliação formativa, sumativa e que tais, como aquando de um dos grandes despachos da avaliação, o despacho 98-A/92?

fará sentido discutir a avaliação sem que se discutam métodos, dinâmicas e processos de trabalho?

fará sentido conversar sobre avaliação quando não se abordam sentidos de escola ou de escolarização?

que sentido fará falar de avaliação sem que sem equacionem estratégias, modalidades e instrumentos de apoio e ou compensação escolar e educativa?

ou será que a avaliação continua a ser vista e considerada como coador de pessoas? instrumento de separação do trigo e do joio? dos bons e dos maus? dos de cima e dos de baixo? dos filhos e dos enteados? do mérito e/ou da sua falta? dos que trabalham e dos que não trabalham? dos obedientes e dos faltosos?

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