+ relatórios

os relatórios sucedem-se, por vezes, a velocidades vertiginosas, mais rápidos que a minha capacidade de leitura;

mas há alguns que merecem leitura;

destaco este, com coordenação de A. Benavente e P. Peixoto

por dois motivos,

uma análise de texto quantitativa, interessante, considerando a referência (da imagem) que dá conta que os conceitos
deste Relatório resultam de uma análise estatística do conteúdo dos programas de governo do PSD/CDS (anos da troika) e do PS (Governo atual). São os oito conceitos comuns mais utilizados e a dimensão gráfica traduz a sua frequência nos textos.

depois por que é mais um relatório a dar conta de factos quase inamovíveis; um sistema educativo rígido, algo petrificado, com dificuldades de se alterar;

pergunto eu, entre dimensões quantitativas e opções políticas, qual o espaço existente para a(s) diferença(s), para fazer de outro modo, para se procurarem alternativas isto porque se torna:

urgente ultrapassar uma instituição escolar instrumental, baseada na passividade e na obediência de pessoas que educadas na competição e no individualismo, são vistas como meros “recursos humanos”

gostei..., só não sei se depende de políticas (opções nacionais ou locais) se de profissionais locais - mobilizados, envolvidos, implicados

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