retomo uma entrada minha e uma notícia de fim de semana ; será tão certo quanto inevitável que os poderes locais se alarguem e abranjam áreas que até há pouco era ou impensável ou altamente melindroso; a educação, a saúde, diferentes dimensões da segurança social terão tendência para se deslocarem para o local; a questão, no que se refere à educação (mas não só) passa pelos receios que muitos têm que o poder local (onde nem todos têm a mesma concepção de democracia e de gestão local) interfira, ganhe entrada de ingerência na escola e exista influência/interferência na gestão escolar; ingerência e interferência que não interesse, pois há muito que os poderes locais são chamados à escola (tal como os pais) para resolver problemas mas, raramente, para que deixem a sua opinião, o seu contributo; só recentemente o fazem por via legislativa; a questão passa, no meu entendimento, por o local profissional saber afirmar a sua posição, defender os seus interesses, fazer valer a sua
para descanso de todos quantos por aqui passam, uma pausa pedagógica onde prometo a mim mesmo não ligar computador, não ver e-mails, não me preocupar com a escola ou com a educação e menos ainda com as coisas das aulas - a seu tempo; pausa, para ter tempo para ler um livro e não o fazer, escrever larachas e guardar para mim a escrita; EM PAUSA PEDAGÓGICA
notas e apontamentos soltos onde discorro sobre as aulas e os seus contextos, pequenos apontamentos públicos para que não me fiquem pelas gavetas; ontem perspetivei a minha grande guerra, a reinvenção de nós mesmos pela escola; continuo a considerar, como outros desde os anos 60 do século passado, que a escola continua como um dos principais instrumentos de governo do coletivo; forma simples, prática e muito direta de gerir os interesses, os objetivos; instrumento que permite posicionar cada um no seu lugar, seriar quem pode ascender, organizar mobilidades, definir fluxos sociais e económicos; hoje, muito mais que há anos atrás, a escola - entenda-se a ação governativa e as políticas educativas - tem condicionado e delimitado possibilidades, separado trigo do joio, encaminhado quem pode e limitado quem não tem condições; a escola, mais recentemente, tem criado elementos de seleção social por intermédio das diferentes formas de insucesso escolar e das formas que tem promovido pa
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