influências

há muito se sabe e se estudam as influências que um dado território exerce sobre as pessoas e, no caso que me interessa, nos resultados escolares de cada um - resultados em termos de indicadores, mas também de expetativas, percepções, valor;

o território é composto, entre outras variáveis, pela sua história, cultura e tradição, muita das vezes definida pelo princípio de exploração e organização da terra; em tempos O. Ribeiro falava de determinismo geográficos na organização não só do território, mas também das relações;

por onde ando tenho tentado perceber a forma como o território influência, implica ou determina formas específicas ou diferenciadas na relação que cada um assume com a escola - com os resultados escolares, com as suas expetativas...

atenção que falo de ambientes entre o rural e o urbano, contextos ainda muito marcado pelas dimensões rurais mas, digo, em transição (organização e exploração da terra e do território, predomínio de atividades do setor dito primário, ofertas e dimensões culturais, estruturas sociais...);

até que ponto estas estruturas se intrometem pela sala de aula "adentro"?
de que forma esta estrutura que designo de sociogrográfica condiciona a relação com a escola, com o trabalho das disciplinas, o papel da ciência e das dimensões formais do saber?
como abordar, estudar, aceder a estas dimensões?

coisas minhas...

imagem daqui;

Comentários

Mensagens populares deste blogue

militância

sobre a flexibilidade

balanço