O portefólio
Na prática letiva que desenvolvo utilizo, de forma predominante e central, o portefólio como instrumento de avaliação do aluno;
Conjunto de trabalhos organizados sequencial e cronologicamente; é certo que pode ter diferentes formas de organização, mas interessa-me perceber o progresso dos alunos, identificar pontos de viragem, de questionamento ou de afirmação (pessoal e escolar);
Na última semana de aulas o portefólio institui-se como objeto central e quase que exclusivo; permite fazer um ponto de situação ao trabalho do ano, perceber o caminho percorrido, os encontros e desencontros que marcam uma dinâmica de trabalho;
Na maior pare das vezes, o aluno consegue afirmar e defender uma avaliação que coincide com a minha opinião(direi que 99% das vezes coincidimos e não implica nem envolve qualquer forma de negociação ou de contestação);
Mas é complicado afirmar o portefólio como instrumento de avaliação; há quem desconfie, há quem considere que não se adapta, há quem considere muitas coisas,
Para mim é essencial e nesta altura excepcionalmente útil e prático;
Comentários