contextos e com textos

não conheço suficientemente o contexto (social e pedagógico) por onde trabalho e onde leciono;

há coisas que de tão evidentes se tornam difíceis de compreender e perceber; outras há que se destacam ao olhar que não é preciso ser excessivamente acutilante; são coisas sociais, de uma história cultural que enfrenta tempos e contradições;

há coisas que desaguam na sala de aula como se de delta se tratasse; por vezes percebe-se o que é, outras franzimos o sobrolho e não percebemos, não entendemos o que temos pela frente;

o contexto (social e pedagógico) por onde me movimento dá disso conta, de contradições, de diferenças entre tempos; da gestão à sala de aula não consigo perceber algumas dinâmicas, alguns textos que circulam, discursos que não são nem justificativos nem argumentativos, mas que espelham estados de espírito - e não são coisas de fé, mas que comportam alguma crença em si mesmos;

gosto de observar e sentir os olhares, os ânimos e os estados de espírito;
e expressam-se em participações escolares, em conversas sobre comportamentos que raramente acompanham comportamentos mas que destacam estigmas sociais e pedagógicos;
são contextos onde o texto aparente não se adequa, ou serei eu que tenho dificuldades disso mesmo, de adequação, de contextualização; ou apenas de perceber,

deve ser esta mesma, de perceber um contexto...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

o envolvimento do aluno

militância

Fomos ao teatro