memória futura
das propostas do ps retiro:
Incentivar a flexibilidade curricular, recorrendo a diferentes possibilidades de gestão pedagógica, adequadas aos múltiplos contextos existentes, tendo em vista a melhoria da qualidade das aprendizagens e o sucesso educativo de todos os alunos; p. 45
Garantir que todas as modalidades de organização e gestão curriculares visam a integração dos alunos e o seu progresso escolar e não a discriminação precoce, p. 45
Dar prioridade ao 1.º ciclo do ensino básico, p. 45
Incentivar as escolas e agrupamentos, no âmbito da sua autonomia, a conceber e desenvolver programas que criem reais oportunidades de aprendizagem para todos os alunos do 1.º ciclo, gerindo com autonomia os recursos, os tempos e os espaços escolares, p. 45
valorização do ensino secundário, 46
apoiar as escolas a desenvolverem sistemas de avaliação interna (...) que constituam elementos fundamentais de regulação e de autorregulação das práticas curriculares, 46
Reforçar as estratégias de diversificação pedagógica no contexto do ensino profissional e promover uma maior ligação da escola à comunidade, 46
Aprofundar a territorialização das redes de planeamento da oferta, 47
consolidar e alargar significativamente o regime de autonomia, administração e gestão das escolas e agrupamentos, como elemento central do esforço de descentralização das competências 47
gerir o currículo nacional de forma flexível e contextualizada, 47
formação contextualizada dos (...) docentes, 48
Revitalizar a educação e formação de adultos, 50
Incentivar a flexibilidade curricular, recorrendo a diferentes possibilidades de gestão pedagógica, adequadas aos múltiplos contextos existentes, tendo em vista a melhoria da qualidade das aprendizagens e o sucesso educativo de todos os alunos; p. 45
Garantir que todas as modalidades de organização e gestão curriculares visam a integração dos alunos e o seu progresso escolar e não a discriminação precoce, p. 45
Dar prioridade ao 1.º ciclo do ensino básico, p. 45
Incentivar as escolas e agrupamentos, no âmbito da sua autonomia, a conceber e desenvolver programas que criem reais oportunidades de aprendizagem para todos os alunos do 1.º ciclo, gerindo com autonomia os recursos, os tempos e os espaços escolares, p. 45
valorização do ensino secundário, 46
apoiar as escolas a desenvolverem sistemas de avaliação interna (...) que constituam elementos fundamentais de regulação e de autorregulação das práticas curriculares, 46
Reforçar as estratégias de diversificação pedagógica no contexto do ensino profissional e promover uma maior ligação da escola à comunidade, 46
Aprofundar a territorialização das redes de planeamento da oferta, 47
consolidar e alargar significativamente o regime de autonomia, administração e gestão das escolas e agrupamentos, como elemento central do esforço de descentralização das competências 47
gerir o currículo nacional de forma flexível e contextualizada, 47
formação contextualizada dos (...) docentes, 48
Revitalizar a educação e formação de adultos, 50
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