desafio
pedagógico e demográfico, de organização e currícular aquele que a demografia nacional nos coloca e espelhado na capa do público de hoje;
não deixa é de ser curiosa a "coincidência" desta notícia surgir quando também recentemente se falou de estudar a progressiva redução do número de alunos por turma;
a demografia é o que é e há muito que leves estudos nos dão amostras do que temos pela frente;
no Alentejo, marcado de forma brutal pelo envelhecimento, desertificação e escassez de gente o desafio é enorme e não apenas no futuro, já hoje em cada ano que passa a região perde mais de 20 turmas - é obra e ninguém faz nada, diz nada);
a demografia terá forte impacto no quadro docente, na oferta curricular, na organização das escolas e dos tempos escolares, na organização das redes de formação;
a questão/desafio passa não em como contrariar a demografia, mas em como não fechar escolas ou ofertas criando modelos e lógicas alternativas (e, desde já, de nível secundário);
as alternativas poderão passar por flexibilidade curricular, cruzamento de áreas, articulação de ofertas, regimes de associação;
mas há que ser imaginativo e saber ser pro ativo e não estarmos à espera que a demografia dite o destino; e aqui é outro o desafio - o de saber enfrentar o destino;
não deixa é de ser curiosa a "coincidência" desta notícia surgir quando também recentemente se falou de estudar a progressiva redução do número de alunos por turma;
a demografia é o que é e há muito que leves estudos nos dão amostras do que temos pela frente;
no Alentejo, marcado de forma brutal pelo envelhecimento, desertificação e escassez de gente o desafio é enorme e não apenas no futuro, já hoje em cada ano que passa a região perde mais de 20 turmas - é obra e ninguém faz nada, diz nada);
a demografia terá forte impacto no quadro docente, na oferta curricular, na organização das escolas e dos tempos escolares, na organização das redes de formação;
a questão/desafio passa não em como contrariar a demografia, mas em como não fechar escolas ou ofertas criando modelos e lógicas alternativas (e, desde já, de nível secundário);
as alternativas poderão passar por flexibilidade curricular, cruzamento de áreas, articulação de ofertas, regimes de associação;
mas há que ser imaginativo e saber ser pro ativo e não estarmos à espera que a demografia dite o destino; e aqui é outro o desafio - o de saber enfrentar o destino;
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