conteúdos e conteúdos
ontem, em contexto de sala de aula, apercebi-me do que é exigido que um aluno saiba;
estamos, professores mas não só, preocupados em encher os alunos com conteúdos, conceitos, ideias, tudo material importante e que, quando nos é solicitado para gerir, seja currículo ou programa, consideramos que tudo é importante;
e estaremos nós preocupados em ajudar o aluno a pensar?
estaremos nós, professores e políticas educativas, a facultar ao aluno condições para que se fomente o pensamento crítico?
estaremos nós a formar gerações com condições e capacidades de interpretar e analisar a realidade que nos é mostrada?
ou será que andamos preocupados, excessivamente preocupados, em que os alunos saibam isto e aquilo, decorem isto e o outro, façam teste e mais teste?
estamos, professores mas não só, preocupados em encher os alunos com conteúdos, conceitos, ideias, tudo material importante e que, quando nos é solicitado para gerir, seja currículo ou programa, consideramos que tudo é importante;
e estaremos nós preocupados em ajudar o aluno a pensar?
estaremos nós, professores e políticas educativas, a facultar ao aluno condições para que se fomente o pensamento crítico?
estaremos nós a formar gerações com condições e capacidades de interpretar e analisar a realidade que nos é mostrada?
ou será que andamos preocupados, excessivamente preocupados, em que os alunos saibam isto e aquilo, decorem isto e o outro, façam teste e mais teste?
Comentários