que escola temos? que escola queremos?
Grande reportagem da sic e conversa na sic noticias;
não quero ser mauzinho, considero que a reportagem foi correta, honesta e dá conta de uma realidade,
como também não devo descair para o lugar comum dos profes que afirmam que a minha é sempre pior que a tua, o meu mundo é pior que o teu, que aquele outro é melhor que o meu;
mas não posso deixar de comentar que se batem nas vulgaridades, nos pré conceito, nos estereótipos sobre a escola, sobre os profes, sobre os alunos;
bate-se na imagem mais "tradicional", conservadora sobre o lugar de cada um, definido, demarcado, concreto, sequencial;
vale por uma tentativa de mostrar aos outros o que fazemos, o que acontece numa sala de aula, o que é uma dinâmica de escola;
na conversa posterior tenho de confessar, gostei mesmo de ouvir as curtas palavras do secretário de estado;
importante a referência e a aceitação (quanto a integração) do muito que por aí se faz - que varia, e muito, entre conformidades e criatividades, manutenção e inovação, tradição e mudança, não sabendo, muitas vezes, onde começa e/ou acaba uns e outros;
não quero ser mauzinho, considero que a reportagem foi correta, honesta e dá conta de uma realidade,
como também não devo descair para o lugar comum dos profes que afirmam que a minha é sempre pior que a tua, o meu mundo é pior que o teu, que aquele outro é melhor que o meu;
mas não posso deixar de comentar que se batem nas vulgaridades, nos pré conceito, nos estereótipos sobre a escola, sobre os profes, sobre os alunos;
bate-se na imagem mais "tradicional", conservadora sobre o lugar de cada um, definido, demarcado, concreto, sequencial;
vale por uma tentativa de mostrar aos outros o que fazemos, o que acontece numa sala de aula, o que é uma dinâmica de escola;
na conversa posterior tenho de confessar, gostei mesmo de ouvir as curtas palavras do secretário de estado;
importante a referência e a aceitação (quanto a integração) do muito que por aí se faz - que varia, e muito, entre conformidades e criatividades, manutenção e inovação, tradição e mudança, não sabendo, muitas vezes, onde começa e/ou acaba uns e outros;
Comentários