o portefólio como estratégia
não me fico pelo questionar, simples ou elaborado, nem pela interrogação, seja ela metódica ou indutora da ação;
assumo, por muito que por vezes não escreva, que gosto mais de discutir as soluções do que amassar os problemas - por muito que isso possa não (trans)parecer por esta escrita;
para enfrentar alunos que não querem (pura e simplesmente não querem) aprender estou a utilizar o portefólio;
habitualmente já o utilizo enquanto instrumento de organização da avaliação;
agora uma vez que não há conteúdos a integrar no portefólio, peço que o aluno escreva, de princípio pequenos textos, quem sou, de onde sou, como sou, por que sou, o que quero ser;
depois oriento o trabalho do aluno, mediante um ou outro desenvolvimento do texto, da sua escrita; pego no que foi escrito e como foi escrito e pergunto porquê? para desenvolver uma ou outra ideia;
que é certo e seguro? que resulta? não sei, experimento;
se não der volto a outra, experimento de outro forma ou de outro modo, logo verei, caso a caso...
assumo, por muito que por vezes não escreva, que gosto mais de discutir as soluções do que amassar os problemas - por muito que isso possa não (trans)parecer por esta escrita;
para enfrentar alunos que não querem (pura e simplesmente não querem) aprender estou a utilizar o portefólio;
habitualmente já o utilizo enquanto instrumento de organização da avaliação;
agora uma vez que não há conteúdos a integrar no portefólio, peço que o aluno escreva, de princípio pequenos textos, quem sou, de onde sou, como sou, por que sou, o que quero ser;
depois oriento o trabalho do aluno, mediante um ou outro desenvolvimento do texto, da sua escrita; pego no que foi escrito e como foi escrito e pergunto porquê? para desenvolver uma ou outra ideia;
que é certo e seguro? que resulta? não sei, experimento;
se não der volto a outra, experimento de outro forma ou de outro modo, logo verei, caso a caso...
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