Teorias

preparo o terceiro período e, desta feita, com desafio a mais três colegas (ciências naturais, inglês, geografia) para que implementemos um projeto comum;

trabalho de projeto que sai da exclusividade da minha sala de aula para se envolver com outras disciplinas, com outros docentes;

o pretexto é simples, experimentar o novo perfil do aluno numa escola e com um conjunto de professores e alunos concretos;

o desafio direi que é interessante (ou engraçado) envolver duas áreas disciplinares e três (ou quatro) disciplinas na identificação de soluções para o nosso tempo;

o risco é... arriscado, isto é, passa por quebrar lógicas ditas tradicionais e avançar-se, ainda que sorrateiramente, para processos de envolvimento, partilha e colaboração - não na teoria, não em mesas redondas onde se discutem temas bicudos, mas na prática, no quotidiano de uma escola e de várias salas de aula;

se desafiei colegas e se aceite, então há que preparar, orientar, apoiar e adequar tanto os colegas como os alunos;

à partida numa (ou, quanto muito, em duas turmas); critério de escolha das turmas, por via de acesso aos pais, elementos essenciais e determinantes para que  coisa possa correr como deve ser;

no meio das pesquisas mais um sítio interessante que aqui fica e que, a seu tempo, irá para o lado; http://learninginhand.com/pbl/

Comentários

Mensagens populares deste blogue

os próximos

regras

de regresso