alternativas

há já algum tempo que trabalho mediante alternativas em sala de aula; há muito que abdiquei da "missa" que é uma aula e trabalho de modo diferenciado, em função de problemas ou de projetos;

considero uma e outra estratégia por via de não ser purista, adapto-me às turmas e ao aluno e ora vou por um ou por outro caminho ou por ambos ou por nenhum;

o que me interessa são essencialmente, três coisas:

envolver o aluno no seu trabalho (ultrapassar a indiferença e o desinteresse);
criar relações da história com o presente (perceber o presente pela história) e
desenvolver a autonomia e o espírito crítico com o aluno;

o trabalho passa por:

apresentar o tema/conteúdos numa lambidela, não mais de meia hora;
definir e apresentar a questão de orientação ou o problema a resolver;
definir as regras de trabalho (calendário, grupos, critérios de avaliação, procedimentos);

considero três elementos como fatores críticos:

que o aluno perceba o que lhe é solicitado,
a avaliação enquanto mecanismo de auto regulação das aprendizagens
o acompanhamento/orientação do aluno no trabalho (os recursos de pesquisa e trabalho tornam-se cruciais);

em todos eles o tempo é determinante, como fundamental é a coerência (e saber persistir) do professor;

termino mais uma série, gosto, gosto mesmo (a imagem dá conta de uma apresentação); têm melhorado significativamente, em conteúdos e trabalhos, mas, particularmente, em atitude e comportamentos;

tenho tido o privilégio e a sorte de ter gente que me segura, me cobre o risco que corro - é que a avaliação é feita em três partes mediante apresentação do trabalho à turma:

pela turma
pelo grupo que se auto avalia (individual e coletivamente) e
por mim (geralmente não digo nada nem de novo nem de útil, tá tudo dito pelos alunos);

de vez em quando surgem perguntas sobre o que faço e como faço;

de vez em quando dou conta do que faço; uns ficam a olhar, pensam mas não dizem, outros dizem e outros nem pensam;

Comentários

Mensagens populares deste blogue

os próximos

regras

de regresso