a lei e a verdade
uma coisa com a aparência de nada ter a ver com a educação e menos ainda com a escola;
foi ontem publicada a lei 71/2015 que determina «o regime jurídico da emissão e transmissão entre Portugal e os outros Estados membros da União Europeia de decisões que apliquem medidas de proteção, (...)».
nem me alongo muito, repesco um comentário de uma amiga do facebook
(...): lá estão os crimes sexuais, a violência doméstica, o tráfico de seres humanos, a corrupção.
Houve tempos em estes crimes eram invisíveis e condição do sistema que considerava as mulheres como "propriedade" dos maridos. E, a corrupção era, também ela, vista como uma condição do poder e da sua manutenção.
se as práticas, o dito "habitus", define a lei, é também certo que diferentes circunstâncias, entre interesses, objetivos e preocupações, influenciam a forma como nos relacionamos e encaramos os problemas do quotidiano;
coisa que ontem não era problema, nem sequer equacionado enquanto tal, hoje, por força de vicissitudes várias, ganha estatuto de lei e contornos de regra;
na escola acontece exatamente a mesma coisa - entre o que era "normal" e "natural" ainda há poucos anos e o que se passou a assumir como uma construção social assente na relação entre pessoas; marcada, por muito que muitos não queiram ver nem entender, por interesses, valores, ideias, objetivos e coisas que tal;
é este o mundo em que vivemos e, como já aqui disse algures, que o mundo muda disso não restam dúvidas absolutamente nenhumas, resta apenas saber se queremos assistir ou participar na mudança;
foi ontem publicada a lei 71/2015 que determina «o regime jurídico da emissão e transmissão entre Portugal e os outros Estados membros da União Europeia de decisões que apliquem medidas de proteção, (...)».
nem me alongo muito, repesco um comentário de uma amiga do facebook
(...): lá estão os crimes sexuais, a violência doméstica, o tráfico de seres humanos, a corrupção.
Houve tempos em estes crimes eram invisíveis e condição do sistema que considerava as mulheres como "propriedade" dos maridos. E, a corrupção era, também ela, vista como uma condição do poder e da sua manutenção.
se as práticas, o dito "habitus", define a lei, é também certo que diferentes circunstâncias, entre interesses, objetivos e preocupações, influenciam a forma como nos relacionamos e encaramos os problemas do quotidiano;
coisa que ontem não era problema, nem sequer equacionado enquanto tal, hoje, por força de vicissitudes várias, ganha estatuto de lei e contornos de regra;
na escola acontece exatamente a mesma coisa - entre o que era "normal" e "natural" ainda há poucos anos e o que se passou a assumir como uma construção social assente na relação entre pessoas; marcada, por muito que muitos não queiram ver nem entender, por interesses, valores, ideias, objetivos e coisas que tal;
é este o mundo em que vivemos e, como já aqui disse algures, que o mundo muda disso não restam dúvidas absolutamente nenhumas, resta apenas saber se queremos assistir ou participar na mudança;
Comentários
Gostava de falar consigo, tem algum email que me possa facultar?
Saudações
Alexandre Henriques (ComRegras)