experiência
mediante curiosidade, desafio e algum risco experimenta-se a metodologia de trabalho por projeto
ma turma (8º ano),
três disciplinas (história, ciências naturais e geografia),
um objetivo e uma questão em comum - da revolução agrícola aos tempos do digital, qual o espaço para o interior do país?
organizou-se o processo, definiram-se as metodologias e o calendário, identificaram-se conteúdos e conceitos; articularam-se critérios de organização, avaliação e orientação ao aluno;
os alunos sentem as dificuldades de fazer a mesma coisa em três disciplinas de encontrar uma resposta que não está no Dr. Google (nem nos manuais);
os professores o receio de não cumprirem o programa; de darem respostas quando o que se preternde são perguntas;
uns e outros de se entenderem na dinâmica;
amanhã termina a primeira semana de trabalho,
há mais dúvidas que certezas, nota-se mais a ansiedade que a conformidade;
há quem descubra, se insinue que podemos fazer diferente
e não devia ser assim mesmo?
ma turma (8º ano),
três disciplinas (história, ciências naturais e geografia),
um objetivo e uma questão em comum - da revolução agrícola aos tempos do digital, qual o espaço para o interior do país?
organizou-se o processo, definiram-se as metodologias e o calendário, identificaram-se conteúdos e conceitos; articularam-se critérios de organização, avaliação e orientação ao aluno;
os alunos sentem as dificuldades de fazer a mesma coisa em três disciplinas de encontrar uma resposta que não está no Dr. Google (nem nos manuais);
os professores o receio de não cumprirem o programa; de darem respostas quando o que se preternde são perguntas;
uns e outros de se entenderem na dinâmica;
amanhã termina a primeira semana de trabalho,
há mais dúvidas que certezas, nota-se mais a ansiedade que a conformidade;
há quem descubra, se insinue que podemos fazer diferente
e não devia ser assim mesmo?
Comentários