as agregações

depois de muito discutidas, debatidas e enfrentadas as agregações, hoje, são uma evidência da qual poucos falam, muitos comentam em surdina, alguns analisam, outros tantos questionam, mas que poucos, muito poucos enfrentam;

se há agregações que pelos seus próprios contextos eram evidentes pontos de divergência e conflito, outras há que, sem se esperar, colocaram em destaque tudo e mais alguma coisa;

ele há escolas que estavam separadas por uma rede de malha elástica mas que em tudo eram diferentes, ele há ruas de permeio mas há mundos que as separam;

um dos grandes problemas das agregações é que continuam a ser geridas como se de unidades se tratassem e não são; as lógicas, as dinâmicas e os pressupostos da gestão dos agrupamentos prolonga a dinâmica de gestão de uma escola e nada podia ser mais diferente;

as agregações colocaram frente a frente lógicas de funcionamento, culturas de escolas, princípios de organização, modelos de gestão, climas, histórias, pessoas que nunca antes se tinham cruzado em amena cavaqueira e que hoje partilham a sala de profes, os mesmos conselhos de turma; com linguagens, conceitos e ideias por vezes radicalmente diferentes;

muitos dos maus resultados que hoje se vivem e sentem nos agrupamentos de escolas decorre da gestão, do prolongamento que os senhores diretores fizeram de uma escola para um agrupamento de escolas; em nada são iguais, nada...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

os próximos

regras

de regresso