mudar
na passada sexta feira, ao se concluir a ação de formação na minha escola alguém levantou a questão sobre a circunstância de termos
uma escola do século XIX
professores do século XX
alunos do século XXI
o que fazer para (re)equilibrar a coisa?
estarei quase certo que ninguém quer regressar nem ao século XIX nem ao século XX;
a opção será mesmo de afirmar o século XXI, digo eu, pois claro;
mas muitos quererão o rigor da disciplina, a organização funcional do século XIX;
outros irão apelar ao retorno dos gloriosos 30 (o período do pós guerra marcado por um claro desenvolvimento europeu) de modo que o emprego seja uma consequência do estudar;
outros irão oscilar, hesitar entre modernices e tradição; estabilidade e inovação; ficar ou partir;
a coisa que se coloca passa como mudar? como (re)equilibrar estas diferentes lógicas?
ninguém muda porque dizem para mudar;
ninguém muda por decreto;
ninguém muda sozinho;
ninguém muda sem se saber para o que se muda;
então como se muda? fica tudo como está?
uma escola do século XIX
professores do século XX
alunos do século XXI
o que fazer para (re)equilibrar a coisa?
estarei quase certo que ninguém quer regressar nem ao século XIX nem ao século XX;
a opção será mesmo de afirmar o século XXI, digo eu, pois claro;
mas muitos quererão o rigor da disciplina, a organização funcional do século XIX;
outros irão apelar ao retorno dos gloriosos 30 (o período do pós guerra marcado por um claro desenvolvimento europeu) de modo que o emprego seja uma consequência do estudar;
outros irão oscilar, hesitar entre modernices e tradição; estabilidade e inovação; ficar ou partir;
a coisa que se coloca passa como mudar? como (re)equilibrar estas diferentes lógicas?
ninguém muda porque dizem para mudar;
ninguém muda por decreto;
ninguém muda sozinho;
ninguém muda sem se saber para o que se muda;
então como se muda? fica tudo como está?
Comentários
Eu começo a mudança em mim, e nessa jornada conecto-me a todos ao meu redor que estão a mudar como eu. E juntos, gradualmente, sentimos (e compreendemos) que se está a mudar o paradigma educacional deste século.
Muito obrigada pela partilha!