sobre o governo das escolas
uma nota mais séria e mais de mim mesmo - tal como todas as outras (?!?!!??!!??!!);
estive por braga, no colóquio internacional de ciências sociais da educação, onde apresentei uma comunicação que tinha como resumo:
estive por braga, no colóquio internacional de ciências sociais da educação, onde apresentei uma comunicação que tinha como resumo:
Tendo como objeto de estudo o processo de transformação do aluno
em cidadão social, analiso a relação instituída entre os comportamentos
escolares (nomeadamente as concepções expressas sobre a in/disciplina) e as
respostas que lhe são dadas por uma escola que é teip.
Entre comportamentos (considerações e concepções) e as respostas
que lhe são configurados, coloco em evidência as formas de organização e gestão
pedagógica de uma escola. Por seu intermédio e considerando os papéis, os
objetivos, as funções e obrigações definidas para cada ator, perspetivo o governo
da escola, mas também o do indivíduo e o do coletivo.
Tendo como suporte os documentos orientadores da escola (em
particular projeto educativo e programa teip) e assumindo como elemento de
orientação a questão o que expressam as respostas pedagógicas aos problemas de
comportamento, delimito a abordagem a questões em torno da organização e gestão
pedagógica. A partir destes, defino um objetivo, o de problematizar a
(re)configuração das estratégias de governo do individuo e do coletivo
assumidas pela escola e pelas políticas educativas locais.
O quadro teórico metodológico decorre da
sociologia da ação pública a partir do qual mobilizo conceitos como os de
referencial, regulação ou governação. É por seu intermédio que perspetivo a
articulação entre estruturas sociais e cognitivas, dimensões normativas e
simbólicas na organização do agrupamento. Considerar a relação entre as
concepções de in/disciplina e as opções assumidas para lhe responder é destacar
os problemas de governo do presente e do futuro, da autonomia ou das
conformidades, do indivíduo e do coletivo. A este processo designo como ação
biopedagógica, por considerar a vida como forma de aprendizagem permanente e
ininterrupta de regras e comportamentos como forma de governo do indivíduo e do
coletivo.
Palavras-chave: Governação, Referencial; Regulação; Cidadão social; biopedagogia
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