a partir de agosto entrarei numa área que já aqui tem uma etiqueta mas que ainda tem pouco conteúdo, refiro-me à metodologia de trabalho de projeto (a etiqueta vem do seu inglês, pbl , projet based learning); irei procurar destacar e acentuar esta dinâmica de escrita num processo assumidamente relacional, metodologia de projeto e coisas em seu redor; desde a avaliação, organização e dinâmica, parcerias e partenariados, recursos e meios, dispositivos e tecnologias, resiliência e trabalho colaborativo; para já a indicação de um sítio que é mais que uma referência - http://bie.org/about/what_pbl já agora e neste contexto procuro parceiros pelo país ou pelos PALOP's para partilha de ideias, conversa e encontros, outras e diferentes perspetivas, olhares, sobre a mesma coisa de sempre, a História e a educação e a escola; mesmo que virtuais e à distância de um qualquer clique... caso haja interesse deixem comentário ou escrevam para manuelcabeca@aemn.pt;
é verdade a minha cabecita já está a pensar na dinâmica de aulas, organização e distribuição de conteúdos, pensar e definir metodologias de trabalho, equacionar estratégias de relação e envolvimento, identificar recursos; muitos dirão que o tipo é parvo, pois é, para além de ser verdade, também antecipo afazeres de modo a que quando estiver mais apertado tenha a folga deste tempo para compensar; são lógicas e princípios de trabalho
Enquanto membros da comunidade educativa e autores de diversos blogues de educação, temos opiniões livres e diversificadas. Porém, a Escola Pública, sendo um pilar social, merece o nosso esforço para nos unirmos no essencial . Este manifesto é uma tomada de posição pela valorização e defesa da Escola Pública. A Constituição da República Portuguesa explicita o quadro de princípios em que o Estado, como detentor do poder que advém dos cidadãos, tem de atuar em matéria educativa. O desinvestimento verificado nos últimos anos, bem como a deriva de políticas educativas, em matérias como a gestão de recursos humanos ou a organização e funcionamento das escolas e agrupamentos, tem ameaçado seriamente a qualidade de resposta da Escola Pública. Importa por isso centrar o debate público nos seus fundamentos: Assegurar o ensino básico universal, obrigatório e gratuito e estabelecer progressivamente a gratuitidade de todos os graus de ensino; Considerando o nível de desigualdade s
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