para descanso de todos quantos por aqui passam, uma pausa pedagógica onde prometo a mim mesmo não ligar computador, não ver e-mails, não me preocupar com a escola ou com a educação e menos ainda com as coisas das aulas - a seu tempo; pausa, para ter tempo para ler um livro e não o fazer, escrever larachas e guardar para mim a escrita; EM PAUSA PEDAGÓGICA
sou diretor de turma de um grupo de 7º ano; 19 alunos, dois com alguns cuidados especiais; 11 já ficaram retidos pelos menos uma vez; 3 deles estão a repetir o 7º pela... 3ª vez; são miúdos frescos nos seus comportamentos, já conhecem limites e limitações da escola e da sala de aula, dominam estratégias de negociação com os profes, conhecem os profes à distância, do que são capazes, até onde vão, o que podem contar; os pais, melhor, as mães, não sabem o que fazer e sentem-se claramente incomodadas quando ligo; sempre me atenderam ou me devolveram a chamada; sempre se mostraram disponíveis para falar, mas também sempre me mostraram as suas dificuldades em fazer diferente, em alterar os comportamentos (e, em particular, as atitudes); vai daí e estão atulhados em participações disciplinares, em reclamações e queixinhas; tenho de fazer alguma coisa se não sei que sobra para mim, dum lado e do outro; proposta, pensar diferente, fazer diferente criar um projeto individual de r
como solução, fé, crença ou apenas esperança; numa rápida passagem de olhos pela visão desta semana é possível identificar o papel que a ciência tem no contexto social geral e, em particular, na educação, na escola; é tempo de exames? a ciência ajuda ; há problemas em como educar uma criança? a ciência dá orientações ; a ciência torna-se pretexto e texto para o que quer que seja, emagrecer, estudar, educar, decidir entre isto e aquilo, agir assim ou assado; mas a porra toda é que continuamos os mesmos, como sempre fomos, mais ciência menos ciência; por cá então, por este meu alentejo, uma autêntica massa de algo que nem sei ... serão as contradições da ciência? ou apenas efeitos do que somos?
Comentários